BRILHANTE X DIAMANTE

Sanny Porto • 8 de fevereiro de 2023

Qual a diferença entre brilhante e diamante?

Olá, meus amores!!

Hoje eu vim aqui falar com vocês sobre um assunto que sempre gera muita dúvida: "Diamante e brilhante são a mesma coisa?" Vocês sabem qual o significado de cada um? Lembre-se de que comprar uma joia é uma decisão muito importante e deve ser feita com cuidado e atenção, para que não haja confusão, e você tenha a garantia de estar adquirindo um produto de qualidade. Então, pensando nisso tudo, eu estou aqui pra te ajudar! :)

No Brasil, os termos são usados como sinônimos. Porém, não é adequado, na maioria das situações, usar os dois termos para representar a mesma coisa. Isto porque todo brilhante (pela regra) é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante.

Ficou confuso? Calma que a gente te explica...

Diamante é a pedra preciosa de maior valor e resistência, conhecidos até os dias atuais. Ele é formado a partir de átomos puros de carbono, que cristalizam sob altas pressões e temperaturas. Antes de ser vendido, ele passa por um processo de lapidação para deixar a pedra ainda mais bonita, e como vocês já sabem, é muito utilizado  na confecção de joias.

O Brilhante é um dos tipos de lapidação (corte) que o diamante pode ter. Além dessa lapidação, o diamante pode ser lapidado quadrado, oval, em gota, carré, entre outros cortes. O brilhante se tornou o corte mais popular do diamante porque é um dos que mais realça a sua beleza.

Preste atenção

Algumas pedras pequenas e de menor custo são lapidadas no formato do brilhante, redondinhas, mas recebem menos facetas. É o caso da lapidação 8/8 (oito oito), que possui menos facetas e, consequentemente, brilham menos e possuem preço menor do que os brilhantes de verdade.  Então, sempre que for comprar uma joia com pedras, é bom tirar a dúvida e esclarecer o tipo e a lapidação da pedra. Existem pedras sintéticas, como a zircônia, que são imitações de diamantes. Atenção: desconfie se o preço estiver muito baixo.

Evolução do processo de lapidação

O processo de corte dos diamantes evoluiu, aos poucos, ao longo do tempo, até chegar ao corte conhecido como brilhante, resultando em maior brilho.

Depois de muitos anos de pesquisa, os lapidários Henry Morse e Marcel Tolkowsky (os mais influentes no aperfeiçoamento das técnicas de lapidação) concluíram que a lapidação perfeita para extrair o máximo poder de brilho da pedra deveria ser em formato redondo, cintura circular, 32 facetas na região superior do diamante e 24 na parte inferior (pavilhão), além da mesa (aquela parte superior que conhecemos como coroa), somando 57 incríveis facetas.

Porém, amores meus, não se admirem se o seu brilhante tiver 58 facetas. Muitas pedras recebem lapidação na pontinha do pavilhão. Essa pontinha também é conhecia como culaça.

Por hoje, é isso, meus amores...

Espero ter conseguido esclarecer essa dúvida de vocês!

Beijinhos...e até mais... :)

Sanny

FALE CONOSCO

Recomendamos a leitura

Joia escrita pela criança
Por Sanny Porto 19 de março de 2023
Um amor de amigas que ultrapassou gerações e se eternizou através do ouro. Uma linda história de amor!
Por Sanny Porto 31 de janeiro de 2023
Joias feitas de forma artesanal são criadas por artesãos altamente habilitados, que usam técnicas tradicionais para criar peças únicas e sofisticadas. Já as joias industrializadas são produzidas em massa em fábricas, com processos automatizados. Vou mencionar algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de joia:
Joias como presente de Natal
Por Sanny Porto 23 de novembro de 2022
Quando se trata de presentes memoráveis, especialmente em ocasiões como o Natal, presentear com uma joia personalizada é incrível. Não há época melhor para dizer aos mais próximos o quanto eles significam pra você. E, certamente, presentear com uma joia personalizada, fará com que eles se sintam mais especiais ainda.